sexta-feira, 2 de maio de 2008

Como na última vez falamos sobre o livro e a sua importância na vida das crianças, hoje vamos abordar os Contos de Fadas

Contos de Fadas


Hoje em dia pensamos que é consensual que os contos de fadas podem libertar as crianças dos seus fantasmas e ajudá-las a resolver os seu conflitos. Mas este poder que os contos têm não basta por si só. Para tentar desmistificar alguns medos das crianças, é preciso sobretudo que aqueles contam as histórias (pais, avós, tios, irmãos mais velhos) estejam atentos e disponíveis.

Que histórias contar? Já lá vai o tempo em que famílias inteiras e vizinhos se reuniam à noite, à volta de uma lareira, e as histórias eram contadas para todos, independentemente de o ouvintes terem 0 ou 200 anos. Não existiam histórias só para crianças, todos os ouvintes eram convidados a escutar e deixar-se envolver pela magia que compreendia toda aquela cena. Histórias de ogres, de mulheres muitos velhinhas com poderes especiais, histórias sobrenaturaris de fadas e bruxas, plantas mágicas capazes de provocar sonos de mil anos...Hoje em dia, sinal dos tempos, na maioria dos casos, as histórias quem as conta é a televisão, mas vamos pô-la de parte, essa contadora de histórias ligada à corrente e programada tendo em conta a publicidade.
Que histórias poderemos nós contar às crianças que nos estão próximas e com quem queremos manter intimidade que as ajudará a crescer? Como escolher de entre tantas? Como contar?

Contar Histórias


É importante, para conseguirmos envolver os que nos ouvem, que estejamos nós próprios envolvidos, daí que preparemos a história, saibamos o que estamos a contar, tenhamos confiança para que a saibamos transmitir. Façamos também uns exericios de criatividade, inventemos. Que histórias temos dentro de nós? Que histórias nos ficaram da infância?... Com livro ou sem livro, histórias de princesas e camponesas ou histórias do medo (para que as crianças possam medir forças com ele), todas são um convite ao mundo da fantasia, ao mundo do (im)possível, ao mundo dos sonhos...



Desta vez é tudo....voltaremos em breve...Fiquem bem com o Quarteto Mavarilha...

Sem comentários: