
A maioria das mães sofre com o facto de os filhos não comerem frutas e verduras. O que deveria ser um momento de prazer, a refeição acaba por ser uma tortura horrível tanto para os pais, como para a criança.
Devido a isso vamos aqui deixar algumas dicas que possam vir a ajudar:
- Não force a criança a comer o que ela não gosta
Ao forçar a criança a comer com "violência" vai ficar ainda com mais raiva da comida. Além disso, esse tipo de discussão ou briga acaba por tirar o apetite e estraga assim a hora do almoço de todos os que estiverem na mesa. Dê o exemplo, não adianta querer que o seu filho coma saladas se você é o própio a não comer.
Mostre as verduras, diga-lhes os nomes, diga que vitaminas cada verdura ou fruta tem e para que serve. Diga o que acontece se faltar alguma vitamina ou mineral no corpo. Mostre livros que falem sobre o funcionamento do corpo humano (as crianças adoram ver como é que as coisas funcionam). Dê preferência a livros que tragam bastante ilustrações e que coloque o assunto de maneira clara.
- Veja o que você põe na salada
Evite colocar o mesmo tempero em todas as saladas. Algumas famílias têm o hábito de colocar vinagre em todas as verduras: se a criança não gostar do vinagre, não vai gostar de nenhuma verdura, pois todas terão o mesmo gosto.
- Experimente molhos e temperos diferentes
Existem vários molhos diferentes para saladas. Tente de tudo: molho de iogurte, maionese, molho branco, vinagre de vinho, vinagre de maçã, azeite, sal, ervas finas, molho de queijo.
- A salada não é prato secundário
Experimente colocar a salada como prato principal de algumas refeições.
A maioria das crianças não gosta de cenoura cozida no vapor, nem de cenoura crua ralada. Mas boa parte delas gosta de bolo de cenoura, sumo de cenoura e de outros pratos em que a cenoura é o ingrediente principal. Ao preparar pratos com cenoura e dizer-lhes que é feito com cenoura, é possível que a aversão que a criança tem à cenoura diminua e talvez até desapareça. De qualquer forma, se ela comer pratos que contenham cenoura, já é muito bom.
Aproveite o arroz para enriquecer a dieta de seu filho, coloque cebola ou alho picadinho no arroz, as crianças nem vão notar. Pode também fazer arroz de cenoura, por exemplo, corte cenoura em cubinhos e coloque no arroz, chame-lhe de arroz fantasia. Fica bonito e as crianças, em geral, não reclamam.
Existem muitos pratos saborosos que contêm verduras cruas ou cozidas. Experimente fazer alguns desses pratos de vez em quando.Aqui vão algumas sugestões de pratos deliciosos com verduras e legumes:suflês, lasanhas, cremes, tortas de legumes, bolos.
A hora da refeição não pode ser algo desagradável, tem que ser um momento divertido. Faça pratos coloridos, com desenhos ou formas diferentes, às vezes um simples detalhe, como uma fatia de limão enfeitando o copo de sumo ou da salada de frutas já faz a criança despertar o interesse pela comida. deixamos aqui também algumas sugestões: canudinhos recheados, saladas coloridas, saladas de frutas com enfeites na taças.
Sem comentários:
Enviar um comentário