domingo, 20 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro



Como sabem o dia mundial do Livro está aí a chegar...

O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. Esta celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro. Este ano o programa para a promoção do livro escolhido foi o de Antuérpia, que lhe valeu a nomeação de Capital Mundial do Livro 2004.




Falaremos agora sobre os livros e as crianças



Devem ler-se histórias aos bebés logo que nascem, e facultar-lhe livros para a mão o mais cedo possível. Desse contacto, importantíssimo para o seu desenvolvimento, nascerá uma relação para a vida.
O livro em idades precoces tem uma grande importância na vida da criança. "Antes de ser um livro começa por ser um objecto de transição de afecto. Quanto mais pequena for a criança mais o livro é um objecto, que tem uma característica particular de permitir a mediação de afecto entre a criança e o mundo".
Os primeiros livros - geralmente de conceitos, de objectos e acções do quotidiano da criança - são uma especie de ponte para que ela entre no mundo. No entanto, é fundamental que haja a mediação do adulto para que a este active o conteúdo que um livro encerra, de modo visto como um mero brinquedo. "É, pois, um objecto que permite uma partilha muito grande no relacionamnto entre a criança e o adulto, que pode servir de ponto de partida para grandes conversas entre ambos e estabelecer uma relação para além do livro mas a partir do mesmo".
Depois vêm as histórias, as narrativas, a ficção, que se revelam igualmente preponderantes para o desenvolvimento dos mais pequenos, mesmo enquanto bebés. É nas idades precoces, mesmo antes de se saber ler, que se ganha o gosto pela leitura, e a maior motivação possível para que isto seja uma realidade é oferecer livros às crianças, acompanhá-las na sua "leitura", deixar que os folheie, que perceba a diferença entre as letras e as imagens, que comece a associar os sons, etc. "Se a criança tiver tido livros que lhe deram prazer escutar ao serem lidos por um adulto vai com certeza ter vontade de aprender a ler e gostar de ler sozinha os livros que mais lhe agradam".

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