
Todas as actividades organizadas pelo Educador/Professor devem ter como objectivo criar um grupo Homogéneo.
Numa primeira fase os Educadores/Professores devem planear bem todas as actividades, seguindo todos os passos pré - definidos, depois deve-se proceder à informação oral ou escrita, sem ela nenhum programa será bem sucedido. É preciso divulgar as actividades, repeti-las para as crianças perceberem aquilo que realmente é pretendido pelos Educadores/Professores.
O sucesso de uma actividade depende da forma como o Educador/Professor se comporta, este deve apresentar características sociáveis, capaz de misturar-se com todas as crianças, coloca-las à vontade, atraindo assim a simpatia de todos. O Educador/Professor deve ter em conta os gostos, interesses e necessidades de cada criança.
Ao longo do semestre, iremos apresentar-vos algumas sugestões de jogos em grupo, actividades plásticas e várias músicas. Estas serão algumas actividades que os Educadores/Professores poderão ter em conta para com as suas criancinhas.
Numa primeira fase, iremos apresentar jogos em grupo:
Ali vem uma barquinha
Um jogo de vocabulário que exige uma grande dose de imaginação

Idade: a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Jogadores: 2 ou mais
Material: não
1- Um jogador diz em voz alta: «Ali vem uma barquinha carregadinha de ….», E acrescenta em seguida o nome de qualquer produto que possa ser transportado no porão de um barco. Por exemplo, “maças”.
2- O jogador seguinte deverá dizer outra mercadoria que comece pela mesma letra que a primeira, por exemplo “melões”.
3- Quando um jogador não consegue continuar a serie, é eliminado.
4- Cabe ao último jogador voltar a começar com uma nova letra.
Vejo, vejo
Um jogo muito calmo próprio para qualquer momento.
Idade: a partir dos 4 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Jogadores: 2 ou mais
Material: não
1- Para começar o jogo, um dos jogadores escolhe mentalmente um objecto que esteja vista e diz em voz alta: “Vejo, Vejo”.
2- O resto dos jogadores pergunta: “o que vês?” e o primeiro responde: “uma coisa que começa pela letra ….”, E diz a inicial do objecto que escolheu.
3- Um a um, cada jogador faz-lhe uma pergunta, para tentar averiguar qual foi o objecto escolhido. Só se pode responder “sim ou não”.
Depois de cada resposta afirmativa, pode-se tentar adivinhar. O primeiro que o conseguir escolhe outro objecto.
Corrida com limões
Nesta corrida é fundamental a coordenação com o companheiro, para chegar a meta.
Idade: a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Jogadores: 2 ou mais
Material: um limão para cada par de jogadores
1- Todos os jogadores se colocam aos pares num extremo da sala, segurando um limão entre as suas testas, sem utilizarem as suas mãos.
2- A um sinal, todos os pares avançam para o lado oposto da sala, procurando impedir que o limão caia.
3- Se o limão cair no chão, não poderão avançar enquanto não o colocarem de novo entre as testas de um e outro.
O primeiro par a voltar para a partida, depois de ter tocado na parede oposta da sala, é o vencedor.

3 comentários:
Oi! como já estudámos a importancia dos jogos no desenvolvimento da criança, consideramos o vosso blogue bastante criativo e interessante para o desenvolvimento da criança.
blogue bastante interactivo, ludico e com muita informação.....beijinhos das primas
olá Berço das Crianças!!!Gostamos da vossa criatividade e da vossa imaginação. Achamos útil o facto de terem publicado algumas actividades para crianças que podem ser utilizadas por quem visite o vosso blog.beijinhos
Enviar um comentário